Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a partir do Design Thinking

Autores

  • Kleber Tavares Fernandes PPgSC / UFRN
  • Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues Lucena DIMAP / UFRN
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha DIMAP / UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85928

Palavras-chave:

Game Design, Jogos Educativos, Design Thinking

Resumo

A possibilidade de criação de seus próprios jogos motivam os alunos a desenvolverem o pensamento computacional e aprenderem os conteúdos curriculares envolvidos nesse processo. Entretanto, para obter um bom jogo educativo, é necessário conceber um bom Game Design. Sendo assim, a escolha de estratégias que dão suporte a elaboração do Game Design do jogo mostra-se determinante. Este artigo apresenta um relato sobre a utilização de uma proposta de concepção de Game Design de jogos digitais educativos, baseada no Design Thinking. O objetivo do trabalho é identificar como essa proposta pode estimular momentos pedagógicos significativos para a aprendizagem. Os resultados apontam que a proposta motiva os alunos a aprenderem mais sobre o processo de desenvolvimento e os assuntos abordados pelos jogos.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

TAVARES FERNANDES, K.; JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA, M.; HENRIQUE DA SILVA ARANHA, E. Uma Experiência na Criação de Game Design de Jogos Digitais Educativos a partir do Design Thinking. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85928. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85928. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Games e aplicativos