ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA VOLTADO A CONTEXTOS TECNOLÓGICOS E PRODUZIDO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcello UFRGS)
  • Mariana Backes Nunes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79276

Palavras-chave:

Material didático digital. Objetos de Aprendizagem. Estratégias de aprendizagem de linguagem.

Resumo

Este trabalho analisa materiais didáticos voltados a contextos de tecnologia
digital produzidos por professores em pré-serviço. Tais materiais didáticos foram
produzidos em uma disciplina semipresencial voltada a reflexões sobre o ensino de língua estrangeira mediado por tecnologia. Os alunos foram instigados, ao final do curso, a produzirem as suas próprias unidades didáticas. Dessa maneira, seguimos duas metodologias distintas de análise dessas unidades. Primeiramente, foi realizada uma análise das unidades considerando suas características tecnológicas, seguindo parâmetros de objetos de aprendizagem (ARAÚJO, 2013). Após esse primeiro estudo, foi realizada uma segunda análise considerando as diferentes estratégias de aprendizagem de linguagem (OXFORD, 2003) que as tarefas ali presentes poderiam suscitar em uma aula de língua estrangeira. Espera-se que com essa pesquisa os professores em formação possam tornar-se produtores autônomos de produtos pedagógicos digitais.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

DA SILVA CAMPELO COSTA BARCELLO, P.; BACKES NUNES, M. ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA VOLTADO A CONTEXTOS TECNOLÓGICOS E PRODUZIDO POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79276. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79276. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais