Usuários com Síndrome de Down: Como realizar Testes de Usabilidade?

Autores

  • Wendel Soares Pereira
  • Yuska Paola Costa Aguiar Universidade Federal da Paraíba, Campus IV – Rio Tinto/PB, Departamento de Ciências Exatas (DCX)
  • Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva Universidade Federal da Paraíba, Campus IV – Rio Tinto/PB, Departamento de Ciências Exatas (DCX)
  • Ademar Virgolino da Silva Netto Universidade Federal da Paraíba, Centro de Energias Alternativas e Renováveis – Campus I, João Pessoa/PB
  • Rafael Cordeiro Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Informática

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79274

Palavras-chave:

Teste de Usabilidade, Tecnologia Assistiva, Síndrome de Down.

Resumo

Para que o uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) seja efetivo, estes
devem ser avaliados por seus usuários reais. Realizar teste de usabilidade é uma prática que permite identificar problemas no produto avaliado e conhecer o comportamento e as impressões dos usuários face à interação proposta. A sua aplicação é, entretanto, desafiadora para recursos que se destinam a pessoas com Síndrome de Down, devido às condições cognitivas, sensoriais e motoras envolvidas. Este artigo apresenta a adequação de um processo de teste de usabilidade, sistematizado e instrumentalizado, aplicado à avaliação do aplicativo PlayDown, por oito usuários reais. A experiência permitiu a participação de pessoas com Síndrome de Down na avaliação e a identificação de nove problemas de interface. A estruturação e o detalhamento do processo permite, ainda, que o mesmo possa ser instanciado para a avaliação de outros recursos de TA destinados ao mesmo público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Soares Pereira

Universidade Federal da Paraíba, Campus IV – Rio Tinto/PB, Departamento de Ciências Exatas (DCX)

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SOARES PEREIRA, W.; PAOLA COSTA AGUIAR, Y.; DE ALBUQUERQUE GONÇALVES SARAIVA, J.; VIRGOLINO DA SILVA NETTO, A.; CORDEIRO, R. Usuários com Síndrome de Down: Como realizar Testes de Usabilidade?. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79274. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79274. Acesso em: 4 fev. 2023.