Desafios para o Planejamento e Implantação da Gamificação no Contexto Educacional

Autores

  • Armando Maciel Toda Universidade de São Paulo (USP)
  • Alan Pedro da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79263

Palavras-chave:

Gamificação, revisão sistemática, design.

Resumo

A gamificação vem sendo difundida no contexto educacional como uma forma de aprimorar o engajamento e a motivação de alunos. Vários estudos mostram os resultados positivos de sua aplicação, o que faz com que as pesquisas nessa área estejam ganhando espaço na ciência. No entanto, para alcançar estes resultados, é necessário realizar um bom planejamento do contexto que está sendo sendo submetido para gamificação. Até o momento não há estudos que reportem problemas que podem ocorrer em contextos educacionais durante a fase de planejamento, a fim de evitá-los. Por conta disto, este trabalho propõe uma análise de estudos secundários (revisões sistemáticas e da literatura), visando a identificação destes problemas referentes às fases de planejamento e implantação da gamificação. No total, foram analisados onze trabalhos e identificados seis problemas relacionados ao design da gamificação. A partir da identificação desses obstáculos, este trabalho fornece uma base para que futuras abordagens de gamificação possam evitá-los durante o planejamento e implantação.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

MACIEL TODA, A.; PEDRO DA SILVA, A.; ISOTANI, S. Desafios para o Planejamento e Implantação da Gamificação no Contexto Educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79263. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79263. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais