Uso de atividade Wiki como introdução à relatividade Galileana em turmas de nível médio: Relato de uma experiência.

Autores

  • Diogo Chitolina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Paulo José Sena dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79260

Palavras-chave:

Wiki, Relatividade Galileana, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos, descrevemos e analisamos a elaboração e
aplicação de uma atividade wiki, apoiada na plataforma Moodle, cujo objetivo visa promover uma discussão inicial sobre a relatividade galileana em turmas de nível médio. Em face à tendência de utilização das TDIC nos processos de ensino-aprendizagem a wiki apresenta-se como uma ferramenta importante ao promover a produção colaborativa de hipertextos. A atividade foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do ensino médio. A análise dos hipertextos desenvolvidos mostrou o envolvimento dos estudantes com a atividade, a presença de elementos importantes ao entendimento da relatividade galileana, assim como a necessidade do aprofundamento de alguns conceitos. Os resultados obtidos permitem afirmar que esta ferramenta pode ser útil na elaboração de atividades que incentivem o estudante a construir de forma colaborativa o conhecimento escolar, transformando-o em sujeito ativo nesta ação e pertencente ao contexto educacional no qual está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

CHITOLINA, D.; JOSÉ SENA DOS SANTOS, P. Uso de atividade Wiki como introdução à relatividade Galileana em turmas de nível médio: Relato de uma experiência. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79260. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79260. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas