Desenvolvimento e avaliação de Jogos Educativos Digitais (JED) sobre a temática água: um estudo de caso utilizando a ferramenta GameMaker: Studio

Autores

  • Thayanna Pedroza Universidade Católica de Brasília
  • Thiago Ferreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79254

Palavras-chave:

Jogo Educativo Digital (JED), Ensino de ciências, Água.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que tem como objeto de análise o
desenvolvimento e avaliação de dois Jogos Educativos Digitais (JED), especialmente produzidos para promover o letramento científico e tecnológico por meio do enlace com o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) sobre uma temática transversal e de ampla importância mundial: a água. Os jogos foram utilizados e avaliados por um grupo de 80 discentes em formação inicial em educação científica. Os resultados mostram que ambos os jogos permitiram que os discentes fizessem relações entre os diferentes conteúdos inseridos nos jogos e situações vivenciadas em seu cotidiano, dando indícios de que as resoluções dos problemas abordados nos jogos, por meio dos desafios, foram transferidas para um contexto externo (real).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

PEDROZA, T.; FERREIRA, T.; DAS GRAÇAS CLEOPHAS, M. Desenvolvimento e avaliação de Jogos Educativos Digitais (JED) sobre a temática água: um estudo de caso utilizando a ferramenta GameMaker: Studio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79254. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79254. Acesso em: 28 mar. 2024.