Processos cognitivos emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra: uma investigação com alunos surdos bilíngues do 8º ano de uma escola pública

Autores

  • Rafael Schilling Fuck Universidade do Vale do Rios dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79242

Palavras-chave:

Políticas cognitivas, seres-humanos-com-mídias, educação bilíngue de surdos, tecnologias digitais móveis, GeoGebra.

Resumo

O artigo apresenta uma investigação em desenvolvimento, cujo objetivo
principal é compreender como se constituem os processos cognitivos de sujeitos surdos, emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra. Para atender a esse objetivo, vem sendo realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, delineada sob a forma de pesquisa-ação, na qual os participantes são alunos surdos do 8º ano de uma escola pública e bilíngue, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os conceitos-ferramenta que operam na investigação são: seres-humanos-commídias e políticas cognitivas. Como resultados parciais, observa-se que as práticas desenvolvidas indicam um movimento de superação da recognição ao oportunizar aos sujeitos surdos práticas de experimentação, visualização e problematização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SCHILLING FUCK, R. Processos cognitivos emergentes de práticas matemáticas mediadas pelo aplicativo GeoGebra: uma investigação com alunos surdos bilíngues do 8º ano de uma escola pública. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79242. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial