RECONSTRUINDO A COMPREENSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS

Autores

  • Fabrícia Py Tortelli Noronha IFRS
  • Luciana Backes UNILASALLE
  • Cledes Antonio Casagrande UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79230

Palavras-chave:

prática pedagógica. algoritmos. aprendizagem. hibridismo tecnológico.

Resumo

Este artigo discute a prática pedagógica para a construção do conhecimento de algoritmos. O estudo foi de natureza exploratória qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Mediante questionário e diário de campo foram extraídos os dados e, posteriormente, submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. Evidenciamos que a prática pedagógica, intencional e problematizadora, pautada na ação dos educandos, possibilitou a contextualização do conhecimento por meio das tecnologias, assegurando a visão mais ampla do processo de aprendizagem. Logo, a reestruturação da prática pedagógica sucedeu-se nas ações e interações dos educandos, em autoria com o professor e em coautoria com a ação dos colegas. Destacamos pontos de complexidade: rompimento da compreensão tradicional de ensino, dificuldade em legitimar o colega, tempo de aprendizagem e atuação em conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

PY TORTELLI NORONHA, F.; BACKES, L.; ANTONIO CASAGRANDE, C. RECONSTRUINDO A COMPREENSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79230. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79230. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas