Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura

Autores

  • Luis Henrique Carvalho Rosa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Luísa Perin Lucca Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eduardo Luis Lemos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Giliane Bernardi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Roseclea Duarte Medina Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79228

Palavras-chave:

Elicitação de requisitos, E-learning, Jogos sérios.

Resumo

Grande parte dos fracassos no desenvolvimento de software ocorrem por
erros na etapa de levantamento de requisitos. A origem deste problema pode ser explicada pela forma que são abordados esses conteúdos pelo professor, usualmente apenas por meio de aulas expositivas. Para modificar esse cenário, a inserção de jogos educacionais em sala de aula surge como solução. Com base neste contexto, o presente estudo realizou uma Revisão Sistemática de Literatura de trabalhos que apresentassem o desenvolvimento de jogos digitais para o ensino de levantamento de requisistos de software. Durante o processo, foram encontrados seis jogos que abordaram o tema e trabalhavam com técnicas de levantamento de requisitos de software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

HENRIQUE CARVALHO ROSA, L.; PERIN LUCCA, L.; LUIS LEMOS, E.; BERNARDI, G.; DUARTE MEDINA, R. Jogos para Ensino de Levantamento de Requisitos de Software: uma Revisão Sistemática de Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79228. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79228. Acesso em: 26 jan. 2023.