O Plágio em Ambiente Educacional Virtual: Uma Revisão da Literatura

Autores

  • Anderson Pinheiro Cavalcanti DEINFO, UFRPE
  • Rafael Ferreira Leite de Mello DEINFO, UFRPE
  • Máverick André Dionísio Ferreira DEINFO, UFRPE
  • Péricles Barbosa Cunha de Miranda DEINFO, UFRPE
  • Vitor Belarmino Rolim DEINFO, UFRPE
  • Sebastião Rogério da Silva Neto IC, UFAL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79224

Palavras-chave:

Plágio, Ambiente Educacional Virtual, Educação.

Resumo

O crescimento da Educação a distância (EAD) aumentou o acesso da
população ao ensino superior. A EAD utiliza os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a interação entre professores e alunos à distância. Contudo, com a grande quantidade de alunos nos AVAs, se torna um desafio para o professor acompanhar adequadamente as atividades e informações geradas pelos alunos. Com isso, o plágio tem se tornado uma prática comum nesses ambientes. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o plágio em ambientes virtuais de aprendizagem. A revisão tem por objetivo identificar o cenário de pesquisas sobre plágio e educação a distância nos últimos 10 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

PINHEIRO CAVALCANTI, A.; FERREIRA LEITE DE MELLO, R.; ANDRÉ DIONÍSIO FERREIRA, M.; BARBOSA CUNHA DE MIRANDA, P.; BELARMINO ROLIM, V.; ROGÉRIO DA SILVA NETO, S. O Plágio em Ambiente Educacional Virtual: Uma Revisão da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79224. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79224. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Educação a distância