Produção de vídeos na perspectiva da aprendizagem multimídia

Autores

  • Patrício Eduardo Orozco Contreras PPGTER/ UFSM
  • Ricardo Machado Ellensohn UNIPAMPA/Caçapava
  • Claudia Smaniotto Barin PPGTER/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79197

Palavras-chave:

vídeo educacional. carga cognitiva. design instrucional. aprendizagem multimídia

Resumo

O presente trabalho analisa e discute as potencialidades, desafios de produção e características de design do vídeo como fonte de informação e referência para os estudantes do Curso de Música e Tecnologia da UFSM. O trabalho consiste num estudo descritivo qualitativo de cunho crítico-reflexivo acerca de um relato de experiência a partir de uma prática já existente na disciplina complementar de graduação: Áudio Digital Multipista I, II, II e IV, revista, analisada e comparada com o modelo de Clark e Mayer de Instrucional Design. Com base nos resultados obtidos nessa experiência sustentamos a tese de que a produção de vídeos considerando os princípios do Design Instrucional é viável e impacta na qualidade educacional do material produzido uma vez que gerencia a carga cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

EDUARDO OROZCO CONTRERAS, P.; MACHADO ELLENSOHN, R.; SMANIOTTO BARIN, C. Produção de vídeos na perspectiva da aprendizagem multimídia. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79197. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79197. Acesso em: 6 jul. 2022.