Robótica livre como alternativa didática para a aprendizagem de Música

Autores

  • Sabrina F. Antunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Adriano C. Teixeira Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Mario Pireddu Dipartimento di Scienze della Formazione

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79196

Palavras-chave:

Robótica educativa, Ensino de Música, Método Orff.

Resumo

Com a publicação da Lei 11.769/2008, que obriga o ensino de Música na educação básica, é urgente criar soluções para minimizar a carência de instrumentos musicais nas escolas e o número insuficiente de professores com formação em Música. Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa acerca de um dispositivo eletrônico baseado em robótica livre para apoio ao ensino de Música a partir do método Orff. O trabalho de campo caracterizou-se como exploratório de cunho qualitativo e realizou-se a partir de quatro oficinas com quatro sujeitos com idade entre 10 e 12 anos. Com o estudo, verificou-se que o dispositivo criado teve potente atuação no processo de avaliação da aprendizagem por parte dos alunos e, em última análise, que a robótica caracteriza-se como uma tecnologia potente para a criação de dispositivos para apoio à aprendizagem de música.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

F. ANTUNES, S.; C. TEIXEIRA, A.; PIREDDU, M. Robótica livre como alternativa didática para a aprendizagem de Música. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79196. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79196. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas