Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos.

Autores

  • Gabriela Trindade Perry Departamento de Design e Expressão Gráfica | UFRGS
  • Maria Nilza Oliveira Quixaba Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas | UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79192

Palavras-chave:

acessibilidade, educação bilíngue de surdos, projeto de recursos educacionais digitais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi elencar diretrizes para o projeto de recursos educacionais digitais, voltados para a educação bilíngue de surdos. O público alvo deste estudo são designers: os prof issionais que irão usar as diretr izes para projetar os recursos educacionais que serão utilizados pe los estudantes surdos e seus professores. A importância deste trabalho se deve ao fato que a maior parte dos designers não tem conhecimento científ ico ou empír ico sobre o contexto e as necessidades dos estudantes surdos, tampouco reconhecem o bilinguismo como uma necessidade comunicacional e educaciona l. Por meio de uma revisão bibliográf ica e de entrevistas com profiss iona is com experiência na área de educação de surdos, chegou-se a 33 diretr izes, que sintetizam conhecimentos de áreas de difíc il acesso ao designer. Acredita -se que a disponibilização das diretrizes compiladas nesta pesquisa possa auxiliá -los a produzir recursos educacionais bilíngues.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

TRINDADE PERRY, G.; NILZA OLIVEIRA QUIXABA, M. Diretrizes para design de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79192. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Informática na Educação Especial