A CURADORIA NO PINTEREST COMO TRANSCRIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO E DO IMAGINÁRIO ACERCA DO ÁTOMO

Autores

  • Tatiana Zarichta Nichele Eichler PPG em Educação em Ciências – UFRGS
  • Ione Canabarro de Araújo PPG em Educação em Ciências – UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler PPG em Educação em Ciências – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75165

Palavras-chave:

curadoria, transcriação, redes sociais, natureza do átomo

Resumo

A curadoria pode ser entendida como uma metáfora do processo de ensino. Novos recursos de compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest, facilitam processos de curadoria e de ensinagem. Neste artigo, discutimos a curadoria no Pinterest em seu aspecto de transcriação didática e focamos a discussão em um dos mais tradicionais conteúdos curriculares do ensino de física e de química, o modelo atômico. Nesse sentido, a transcriação didática do átomo é apresentada em seu potencial de representação e de imaginação.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

ZARICHTA NICHELE EICHLER, T.; CANABARRO DE ARAÚJO, I.; LEANDRO EICHLER, M. A CURADORIA NO PINTEREST COMO TRANSCRIAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO E DO IMAGINÁRIO ACERCA DO ÁTOMO. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75165. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75165. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC