Um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Conceitos Geométricos utilizando Suportes Pedagógicos e o GeoGebra

Autores

  • Fábio Paraguaçu Instituto de Computação/Universidade Federal de Alagoas IC/UFAL
  • Terence Coelho Lopes de Magalhães Instituto de Computação/Universidade Federal de Alagoas IC/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75163

Palavras-chave:

Suporte pedagógico, Ambiente Virtual de Aprendizagem, GeoGebra.

Resumo

A ciência da aprendizagem tem apontado para a necessidade da implantação de pedagogias ativas para a aprendizagem dos conceitos geométricos. Nesta perspectiva, esse trabalho descreve a modelagem da aprendizagem de conceitos geométricos através da resolução de problemas em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando suporte pedagógico e um micromundo em geometria, o GeoGebra, favorecendo a compreensão e a construção do raciocínio geométrico. A metodologia de pesquisa utilizada foi o “Estudo de Caso”, onde foi observado o comportamento dos estudantes nos experimentos propostos. A pesquisa mostra avanços na aprendizagem dos estudantes, e mostra a evolução dos estudantes na resolução de problemas e compreensão dos conceitos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

PARAGUAÇU, F.; COELHO LOPES DE MAGALHÃES, T. Um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Conceitos Geométricos utilizando Suportes Pedagógicos e o GeoGebra. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75163. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75163. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem