O USO DE GAMIFICAÇÃO E DIFICULDADES MATEMÁTICAS: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.75151Palavras-chave:
Gamificação. Matemática. Dificuldades de Ensino. Discalculia. Revisão Sistemática de Literatura.Resumo
As tecnologias digitais em sala de aula podem ser instrumentos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem, e para a área de educação especial, esses instrumentos podem ainda ser ferramentas potencializadoras de aprendizagem para indivíduos com deficiências ou transtornos, dentre eles, a Discalculia. Assim, este artigo visa identificar se há trabalhos que abordem o uso de gamificação em instrumentos para alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática e ou com Discalculia. O método utilizado nesta pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura, em dois periódicos qualificados na área de Ensino (Qualis Periódicos - 2015), Revista Brasileira de Informática na Educação e a Revista de Novas Tecnologias na Educação, e nas seguintes base de dados: Scielo Library, BIREME Biblioteca, Science Direct, ACM Library e IEEE Xplore Digital Library. Como resultados, encontrou-se 2008 trabalhos, sendo 503 da área de Gamificação, três relacionados à Gamificação/Matemática e nenhum na área de Gamificação e dificuldades de ensino na Matemática ou Discalculia.Downloads
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Publicado
2017-07-28
Como Citar
COELHO NETO, J.; BAZAN BLANCO, M.; ALÉSSIO DA SILVA, J. O USO DE GAMIFICAÇÃO E DIFICULDADES MATEMÁTICAS: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75151. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75151. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Jogos educacionais
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