Problematização aplicada ao ensino e aprendizagem de algoritmos: Uma análise dos fatores associados a motivação dos estudantes

Autores

  • Evandro Franzen UNIVATES/ PPGIE UFRGS
  • Magda Bercht PPGIE UFRGS
  • Juliano Dertzbacher UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75148

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de algoritmos, motivação, problematização.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a viabilidade da observação e identificação de fatores que indiquem a motivação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem de algoritmos. A estratégia de ensino utilizada é baseada na problematização com o Arco de Maguerez, e consiste no desenvolvimento de atividades que estimulem o aluno a compreender e descrever o problema antes da elaboração do código fonte. O experimento descrito envolveu 14 estudantes, em um estudo de caso, realizado na disciplina de Algoritmos e Programação. Durante o desenvolvimento das atividades foram coletados dados dos logs do ambiente virtual, que viabilizaram a elaboração de hipóteses quanto ao esforço, confiança e independência demonstradas. Foi possível perceber que os estudantes nem sempre se dedicam da maneira esperada e em alguns casos demonstram dificuldade para formalizar detalhadamente o problema. Os resultados demonstraram que a identificação dos fatores relacionados à motivação com o uso problematização, é viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

FRANZEN, E.; BERCHT, M.; DERTZBACHER, J. Problematização aplicada ao ensino e aprendizagem de algoritmos: Uma análise dos fatores associados a motivação dos estudantes. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75148. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75148. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC