CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE GAMES

Autores

  • Rafael Marimon Boucinha PGIE-UFRGS
  • Christian Puhlmann Brackmann UFRGS/IFFAR
  • Dante Augusto Couto Barone INF/PGIE - UFRGS
  • Ana Casali Universidade Nacional de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75146

Palavras-chave:

Pensamento Computacional. Avaliação. Metodologia de Ensino

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para construção do
Pensamento Computacional através do desenvolvimento de games. Considerando que no Brasil o Pensamento Computacional não está inserido como disciplina na Educação Básica, a prática pedagógica foi desenvolvida através de um curso ofertado como atividade extraclasse, destinado a estudantes do Ensino Fundamental. Para verificar a eficiência do método de ensino-aprendizagem, os alunos foram avaliados com o Teste de Pensamento Computacional, antes e após o término do curso. Comparando os resultados obtidos observa-se que houve um incremento do Pensamento Computacional dos participantes da pesquisa, sendo este resultado estatisticamente significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

MARIMON BOUCINHA, R.; PUHLMANN BRACKMANN, C.; AUGUSTO COUTO BARONE, D.; CASALI, A. CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE GAMES. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75146. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75146. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais