Aplicação do método Peer Instruction no ensino de Algoritmos e programação de computadores

Autores

  • Maria Angélica Figueiredo Oliveira PPGIE, UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE, UFRGS
  • Alberto Bastos do Canto Filho UFRGS
  • Felipe Becker Nunes PPGIE, UFRGS
  • Luciana V. Lourega IFFar
  • Jorge Nazareno Batista Melo PPGIE, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75141

Palavras-chave:

aprendizagem, instrução por pares, algoritmos e programação.

Resumo

O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

ANGÉLICA FIGUEIREDO OLIVEIRA, M.; VALDENI DE LIMA, J.; BASTOS DO CANTO FILHO, A.; BECKER NUNES, F.; V. LOUREGA, L.; NAZARENO BATISTA MELO, J. Aplicação do método Peer Instruction no ensino de Algoritmos e programação de computadores. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75141. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75141. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC