Gamificação Aplicada a Educação: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Júlia de Avila dos Santos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • André Luis Castro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.75127

Palavras-chave:

gamificação, educação, mapeamento sistemático da literatura.

Resumo

Gamificação é um processo que utiliza elementos de jogos em aplicações nãojogo, tal que a área da educação torna-se uma área com elevado potencial de aproveitamento, uma vez que alcança promover a motivação e o engajamento dos alunos. Realizou-se um mapeamento sistemático da literatura, analisando artigos que abordaram a gamificação aplicada a educação. Grande parte dos trabalhos implementam a gamificação inseridos no contexto de softwares educacionais. A partir desses estudos, tornou-se possível compreender que o problema de estimulo dos alunos em sala de aula é constante, com isso, diferentes pesquisas já estão analisando o benefício da gamificação e incorporando-a no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2017-07-28

Como Citar

DE AVILA DOS SANTOS, J.; LUIS CASTRO DE FREITAS, A. Gamificação Aplicada a Educação: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.75127. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75127. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais