Integrando O Software Scratch ao Ensino da Geometria: Um Experimento Inicial

Autores

  • Priscila Piccolo CCET/UCS
  • Carine Geltrudes Webber Carine Geltrudes Webber CCET/UCS
  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima CCET/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70706

Palavras-chave:

Informática aplicada ao ensino, Ensino de Matemática, Scratch

Resumo

O ensino da Geometria envolve um grau de complexidade devido a fatores metodológicos e ao uso de signos matemáticos. A fim de facilitar o processo de aprendizagem, alguns autores recomendam que o ensino de Geometria inicie na Educação Infantil por meio do contato da criança com objetos do seu cotidiano. Descreve-se neste artigo uma experiência sobre o ensino de noções de Geometria realizada com crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental. O presente trabalho foi concebido utilizando três pilares: a utilização da ferramenta computacional Scratch, a aprendizagem significativa e o trabalho colaborativo. Os resultados preliminares apontam evidências que validam o uso do Scratch no ensino da Geometria.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

PICCOLO, P.; CARINE GELTRUDES WEBBER, C. G. W.; DE FÁTIMA WEBBER DO PRADO LIMA, M. Integrando O Software Scratch ao Ensino da Geometria: Um Experimento Inicial. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70706. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70706. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas