ROBOMAT: Um Recurso Robótico para o Estudo de Áreas e Perímetros

Autores

  • Maria Claudete Schorr Wildner UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES
  • Marcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70691

Palavras-chave:

Robótica Educativa, Educação Básica, Geometria Plana.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados decorrentes de atividades oriundas de uma investigação intitulada “Robótica Educativa: um recurso para o estudo de geometria plana no 9º ano do ensino fundamental”, tendo como problema de pesquisa como a Robótica pode contribuir na aprendizagem da geometria plana. Estudo este que foi realizado em uma escola privada do município de Lajeado, Rio Grande do Sul, tendo, como participantes, vinte e sete estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de caso e para levantamento dos dados, foram utilizados um pré- teste e um pós-teste, além de observações feitas em um diário de campo, fotos, filmagens e, por fim, um questionário de satisfação. Os dados apontaram que os alunos, diante da proposta apresentada, mostraram-se predispostos a aprender os conceitos áreas e perímetros, favorecendo a ocorrência da aprendizagem, sendo assim, a robótica pode ser um meio para auxiliar na aprendizagem de áreas e perímetros.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

CLAUDETE SCHORR WILDNER, M.; TERESINHA QUARTIERI, M.; JUSSARA HEPP REHFELDT, M. ROBOMAT: Um Recurso Robótico para o Estudo de Áreas e Perímetros. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70691. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70691. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas