Metodologias de Planejamento e Organização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Pervasivos

Autores

  • Andressa Falcade URI - Santiago
  • Aliane L. Krassmann UFRGS
  • Vania Freitas UFSM
  • Tassiana Kautzmann UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM
  • Roseclea D. Medina UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70670

Palavras-chave:

Arquitetura Pedagógica. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Design Instrucional. Planejamento Instrucional.

Resumo

Metodologias como as Arquiteturas Pedagógicas (AP), o Design Instrucional (DI) e o Planejamento Instrucional (PI) orientam a organização da aprendizagem, podendo ser aplicadas em qualquer ambiente, inclusive o virtual. O objetivo deste estudo é encontrar implementações dessas metodologias em ambientes virtuais voltados à educação pervasiva. Para tanto, realizou-se um Mapeamento Sistemático (MS), apontando 18 trabalhos relevantes ao tema da pesquisa. Alguns trabalhos apresentaram de forma parcial o desenvolvimento dessas metodologias, havendo maior incidência de aplicações adaptadas ao contexto tecnológico e de localização do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FALCADE, A.; L. KRASSMANN, A.; FREITAS, V.; KAUTZMANN, T.; BERNARDI, G.; D. MEDINA, R. Metodologias de Planejamento e Organização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Pervasivos. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70670. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70670. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC