Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização

Autores

  • Jonnathann Silva Finizola Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV Caixa Postal 58297-000 – Rio Tinto – PB – Brasil
  • Ayla Dantas Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV Caixa Postal 58297-000 – Rio Tinto – PB – Brasil
  • Rafaelly Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV Caixa Postal 58297-000 – Rio Tinto – PB – Brasil
  • Thamires Neves Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV Caixa Postal 58297-000 – Rio Tinto – PB – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70666

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, jogos educativos, processo de alfabetização.

Resumo

Esse trabalho apresenta o projeto, desenvolvimento e avaliação de um OA
Web intitulado Achei a Palavra (AaP), além de sua comparação com OAs semelhantes utilizados no processo de alfabetização, apontando seus pontos fortes e fracos. Esse OA apresenta características de jogos, uma vez que ele é inspirado no jogo da Forca, e propõe que seu usuário adivinhe as letras que compõem uma certa palavra que é apresentada como desafio do jogo. Isso proporciona ao aluno uma ferramenta com a qual ele possa interagir aprendendo as palavras de forma divertida. Os desafios são ilustrados por imagens e áudios relativos às palavras e que podem ser cadastrados por professores de maneira colaborativa explorando diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

SILVA FINIZOLA, J.; DANTAS, A.; SANTANA, R.; NEVES, T. Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70666. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70666. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador