Softwares de Geometria Interativa para Deficientes Físicos e Intelectuais: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • João Henrique Sass de Souza Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga Taquaritinga, Brasil
  • Igor Roberto Guilherme Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga Taquaritinga, Brasil
  • Simone de Sousa Borges Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil
  • Ramílio Ramalho Reis Filho Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga Taquaritinga, Brasil
  • Helena Macedo Reis Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70664

Palavras-chave:

Geometria interativa, limitação física, limitação intelectual, tecnologia assitiva.

Resumo

O uso de softwares de Geometria Interativa pode facilitar o aprendizado e melhorar a qualidade de ensino para pessoas que possuem limitações físicas e intelectuais. Apesar disto, as abordagens sobre o desenvolvimento destes softwares são pouco investigadas. Para oferecer uma visão geral dos resultados já obtidos nesta área, um mapeamento sistemático foi conduzido com o objetivo de analisar quais softwares atendem este público e em quais dispositivos adicionais estes softwares utilizam. No total foram 451 estudos analisados em mais de 10 anos de pesquisa na área de geometria interativa. Dentre estes estudos, 24 deles estavam relacionados com softwares de geometria interativa e apenas 20 deles satisfizeram os critérios de inclusão e exclusão definidos neste trabalho. Como resultado, verificou-se que maioria dos estudos apresentam softwares voltados para deficientes visuais e auditivos, sendo sua maioria para crianças. Este resultado demonstra que existem diversas oportunidades de pesquisa no desenvolvimento de softwares para deficientes físicos e intelectuais para aprendizagem de geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

HENRIQUE SASS DE SOUZA, J.; ROBERTO GUILHERME, I.; DE SOUSA BORGES, S.; RAMALHO REIS FILHO, R.; MACEDO REIS, H. Softwares de Geometria Interativa para Deficientes Físicos e Intelectuais: Um Mapeamento Sistemático. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70664. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70664. Acesso em: 30 jan. 2023.