Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z

Autores

  • Guilherme Passero UNIVALI, SOCIESC
  • Nélia Elaine Wahlbrink Engster SOCIESC
  • Rudimar Luís Scaranto Dazzi UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70652

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Geração Z. Abordagem pedagógica.

Resumo

A evolução das TICs transformou substancialmente as relações sociais. Apesar do interesse dos alunos pelas tecnologias e dos esforços estatais em promover a informática educativa, ainda existe dificuldade em incorporar as TICs à prática pedagógica. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto das TICs, em especial o computador e internet, na educação básica da Geração Z. Foram apresentados alguns efeitos negativos que as TICs têm causado em crianças e jovens e apontadas sugestões para o uso educacional seguro do computador. Também foi discutido o impacto da Geração Z nas práticas pedagógicas, onde se verificou a necessidade de uma educação centrada mais no aluno e menos no professor. Uma das expectativas deste trabalho é que as propostas citadas sejam amadurecidas e implementadas, e seu potencial de resolver os problemas apresentados seja verificado.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

PASSERO, G.; ELAINE WAHLBRINK ENGSTER, N.; LUÍS SCARANTO DAZZI, R. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70652. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70652. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas