Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação

Autores

  • Armando M. Toda ICMC/USP
  • Pedro Henrique Dias Valle ICMC/USP
  • Milena Guessi ICMC/USP
  • Rafaela Vilela da Rocha ICMC/USP
  • José Carlos Maldonado ICMC/USP
  • Seiji Isotani ICMC/USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70650

Palavras-chave:

Gamificação, REA, Sistemas de Gerenciamento, Arquitetura de Software, Avaliação

Resumo

Plataformas de Recursos Educacionais Abertos (REAs) são sistemas
que centralizam e auxiliam na distribuição destes materiais, com base nos 4Rs (Revisão, Remixagem, Reúso e Redistribuição). Entretanto, faltam
mecanismos nos sistemas atuais para motivar e engajar discentes e docentes no reúso e redistribuição desses materiais. Este trabalho apresenta uma Arquitetura de Referência (AR) com elementos de gamificação para o estabelecimento de plataformas que incentivem os usuários a interagirem com o sistema. A AR foi construída sobre um modelo de Cliente-Servidor e foi avaliada por especialistas do domínio da gamificação, por meio de um checklist. Os resultados demonstram que a AR foi bem aceita pelos especialistas de domínio para os requisitos de Interoperabilidade e Segurança, contendo alguns itens que necessitam ser abordados na evolução da AR, como disponibilidade e performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

M. TODA, A.; HENRIQUE DIAS VALLE, P.; GUESSI, M.; VILELA DA ROCHA, R.; CARLOS MALDONADO, J.; ISOTANI, S. Plataforma de Recursos Educacionais Abertos: Uma Arquitetura de Referência com Elementos de Gamificação. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70650. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70650. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais