Participar por que e para que? O que dizem os usuários finais de Tecnologia Assistiva

Autores

  • Ivani Cristina Voos Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica – UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70642

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Usuários Finais, Educação, Modelo Social da deficiência.

Resumo

Este trabalho visa apontar possíveis relações entre os estudos que indicam a necessidade de educação para o usuário final de Tecnologia Assistiva e o modelo social da deficiência. Desejamos contribuir com possíveis aspectos que explicitam a importância das “vozes” das pessoas com deficiência no processo de escolha e uso de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva, visto que são esses os conhecedores das reais necessidades vivenciadas pela experiência da deficiência. Buscando melhor elucidar a relevância das “vozes” das pessoas com deficiência em relação à temática, convidamos sete pessoas usuárias de Tecnologia Assistiva, para responderem um questionário on-line, as respostas foram submetidas a análise textual discursiva. As narrativas apontaram que a educação do usuário deve ser considerada o elemento mais importante para que possam ser protagonistas de todo o processo, desde a identificação da necessidade até o uso do recurso ou do serviço de Tecnologia Assistiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

CRISTINA VOOS, I. Participar por que e para que? O que dizem os usuários finais de Tecnologia Assistiva. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70642. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70642. Acesso em: 28 mar. 2024.