Recursos virtuais para o ensino presencial e remoto de Histologia

Autores

  • Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas, ICBS, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70635

Palavras-chave:

Biologia celular, Histologia, Morfologia, ensino, educação à distância

Resumo

Os recursos virtuais Atlas digital de Biologia celular e tecidual (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) e auladehisto (http://www.ufrgs.br/auladehisto) foram desenvolvidos para apoiar o ensino presencial e remoto de Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. A concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, em que o processamento de informações envolve o reconhecimento e a categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. No design, as imagens foram privilegiadas, devido à relevância da informação visual nesse campo do conhecimento. A avaliação discente da primeira versão do atlas digital indicou que as imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, em especial, a relação entre morfologia e atividade funcional da célula, objetivo cognitivo definido na estratégia pedagógica. As críticas dos alunos foram consideradas para a elaboração de uma nova versão do atlas com o conteúdo apresentado em PDF. Os exercícios criados com o programa Hot Potatoes foram publicados no ambiente virtual auladehisto. Ele exibe o conteúdo de Histologia em telas do PowerPoint para tornar a leitura mais dinâmica. A avaliação discente demonstrou que os recursos educacionais contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem e apresentaram facilidade na navegação e qualidade das imagens. Espera-se, com o seu desenvolvimento, fomentar a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

MONTANARI, T. Recursos virtuais para o ensino presencial e remoto de Histologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70635. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70635. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas