A inclusão de uma nova ferramenta para o ensino operacional de redes de distribuição de energia elétrica

Autores

  • Caio dos Santos Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marina Camponogara Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Daniel Pinheiro Bernardon Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70633

Palavras-chave:

Métodos de otimização, redes de distribuição, ferramenta experimental.

Resumo

Dentre as composições do sistema elétrico brasileiro, o segmento de distribuição é, sem dúvidas, o setor que recebe a maior quantidade de energia através das linhas de transmissão, e a distribui, de maneira pulverizada, aos consumidores. Devido à importância das redes de distribuição, sua operação é uma tarefa de grande responsabilidade, a qual exige todo o empenho do profissional responsável. Assim, sua formação ideal deve combinar o desenvolvimento de competências técnicas, habilidades, atitudes éticas, sociais e ambientais. No entanto, nem todos os segmentos da Engenharia Elétrica possuem instrumentos que permitam que a teoria seja implementada, em laboratório, de forma dinâmica, como por exemplo, os processos de planejamento e operação de sistemas elétricos de potência. Verifica-se que nesta área há uma carência de equipamentos de natureza experimental, onde o conhecimento prático é embasado apenas na reprodução de simulações, realizadas através de ferramentas computacionais. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise de aplicabilidade de inserção de uma ferramenta experimental de ensino. Esta, deve ser capaz de reproduzir algumas das principais características operacionais de uma rede real, em laboratório, de forma a inovar e facilitar o ensino de processos de planejamento operacional de redes de distribuição de energia elétrica, fomentando os principais conceitos de métodos de aprendizagem baseados em problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

DOS SANTOS, C.; CAMPONOGARA, M.; PINHEIRO BERNARDON, D. A inclusão de uma nova ferramenta para o ensino operacional de redes de distribuição de energia elétrica. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70633. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70633. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas