Criação, Aplicação e Avaliação de um Software Educativo para Crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Elaine Pasqualini Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Eunice Correa S. Belotti Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Bruno Severino Martins Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Felipe Rafael Rosa Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Guilherme Ribeiro Sartori Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70632

Palavras-chave:

Software educativo. Síndrome de Down. Vog

Resumo

De acordo com a literatura brasileira há escassez de softwares educativos para crianças com Síndrome de Down. O objetivo desse trabalho foi criar, aplicar e avaliar um software educativo que ensine as vogais para essas crianças. A pesquisa foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em uma cidade do interior do Estado de São Paulo com 28 professores. Profissionais da APAE auxiliaram na criação do roteiro do software por meio de entrevistas e foi definida a apresentação das vogais com 5 jogos diferentes e a codificação foi feita em Flash. No dia da aplicação, o software foi instalado nos computadores e os participantes assinaram o termo de consentimento, usaram o programa e responderam um questionário com 11 questões objetivas e uma dissertativa. O resultado apontou que 92,86% dos professores acharam que o programa apresentou instruções claras e 100% responderam ter facilidade de navegação e que os jogos foram mostrados de forma lúdica. Descreveram que não é aconselhável apresentar as vogais minúsculas, 46,67%. Conclui-se pelos relatos dos professores que o software pode servir de apoio para as aulas dos professores.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

PASQUALINI, E.; CORREA S. BELOTTI, E.; SEVERINO MARTINS, B.; RAFAEL ROSA, F.; RIBEIRO SARTORI, G. Criação, Aplicação e Avaliação de um Software Educativo para Crianças com Síndrome de Down. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70632. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70632. Acesso em: 1 fev. 2023.