Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais

Autores

  • Abner Cardoso da Silva Universidade Federal do Pará
  • Jefferson Pantoja Universidade Federal do Pará
  • Jefferson Luís Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Gilberto Nerino de Souza Junior Universidade Federal do Pará
  • Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior Universidade Estadual do Maranhão
  • Ádamo Lima de Santana Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67388

Palavras-chave:

capacitação, jogos sérios, aprendizagem ativa.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem em computação tende a ser mais eficaz com a realização de atividades práticas a partir do desenvolvimento de projetos que tratem de problemas reais. Nesse contexto o processo de implementação de jogos sérios pode auxiliar no aprendizado de novas tecnologias e aplicação de métodos dinâmicos. Este trabalho relata a experiência de um processo de capacitação para o desenvolvimento de jogos sérios envolvendo graduandos de cursos de computação. A aplicação de questionários, pré e pós-testes, permitiu estimar o interesse dos alunos e avaliar o nível de conhecimento no processo de ensino. Os alunos da capacitação geraram três protótipos com os seguintes propósitos: 1) educação da saúde bucal de adolescentes; 2) identificação de daltonismo em crianças; 3) desenvolvimento do equilíbrio em pessoas da terceira idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, A.; PANTOJA, J.; LUÍS RIBEIRO, J.; NERINO DE SOUZA JUNIOR, G.; FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR, A.; LIMA DE SANTANA, Ádamo. Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67388. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC