As práticas e linguagens da cultura digital na educação: uso do Moodle e letramento midiático de professores de uma universidade pública

Autores

  • Marina Lemos Carcereri Mano UFSC
  • Dulce Márcia Cruz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67382

Palavras-chave:

letramento midiático, moodle, ambiente virtual, formação docente, mídias digitais.

Resumo

A questão principal do projeto é verificar o uso das mídias digitais e do Moodle no ensino presencial em uma universidade pública. A metodologia é baseada em análise das páginas das turmas virtuais e em entrevistas com professores da universidade. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes considera positivo o uso do software, contudo também o consideram de difícil aprendizagem. Um ponto levantado é a utilização da plataforma, todavia como repositório: basicamente arquivos, fórum de notícias, presença e entrega de tarefas. A conclusão aponta para a necessidade de ampliar o letramento midiático dos professores, colocando o foco nas possibilidades didáticas dos recursos visando a prática imediata das linguagens, através da disponibilidade de uma equipe para orientações personalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

LEMOS CARCERERI MANO, M.; MÁRCIA CRUZ, D. As práticas e linguagens da cultura digital na educação: uso do Moodle e letramento midiático de professores de uma universidade pública. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67382. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67382. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC