Uma construção do Perfil Epistemológico de licenciandos em Física acerca da dualidade onda-partícula em Mecânica Quântica, após o uso de bancadas virtuais: um estudo a partir do discurso gestual e verbal

Autores

  • Robson Trevisan PPGECIM/ULBRA
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto PPGECIM/ULBRA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67375

Palavras-chave:

Bancadas Virtuais, Mecânica Quântica, Teoria da Mediação Cognitiva, Perfil Epistemológico, Report Aloud.

Resumo

O presente artigo busca apresentar o esboço do perfil epistemológico acerca da dualidade onda-partícula de estudantes do sétimo período do curso de Licenciatura em Física, após a utilização de ferramentas hiperculturais sob a forma de bancadas virtuais. A condução desta investigação converge para a tentativa de relacionar as imagens mentais e drivers dos alunos com as principais interpretações da Mecânica Quântica, a ponto de mapear as filosofias com maior destaque e influência no espírito do sujeito na construção de conhecimentos acerca da dualidade. O referencial teórico adotado para leitura dos dados foi o da ideia de perfil epistemológico Bachelardiano, com a intenção de abarcar a postura epistemológica expressada pelos alunos. Também utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva, procurando explicar como a mediação com o computador afeta a estrutura cognitiva dos estudantes. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas do pós-teste, sendo que essas entrevistas foram conduzidas seguindo o método “Report Aloud”. O perfil epistemológico dos alunos foi traçado de acordo com as interpretações privadas, inferidas a partir dos drivers conceituais, manifestados e identificados, e do conteúdo do discurso dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

TREVISAN, R.; SERRANO DE ANDRADE NETO, A. Uma construção do Perfil Epistemológico de licenciandos em Física acerca da dualidade onda-partícula em Mecânica Quântica, após o uso de bancadas virtuais: um estudo a partir do discurso gestual e verbal. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67375. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67375. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas