Análise do engajamento de estudantes com base na Distância Transacional a partir da Mineração de Dados Educacionais

Autores

  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE
  • Alex Sandro Gomes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67373

Palavras-chave:

Engajamento, Mineração de Dados Educacionais, Distância Transacional

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de análise do engajamento de estudantes em um curso online. Foram usados dados de um curso de pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O método seguiu o processo de Mineração de Dados Educacionais aplicada em dois ciclos, a partir da identificação dos construtos da distância transacional nos dados coletados, da utilização de métricas definidas pela análise de redes sociais e da aplicação de regressão logística para obtenção de modelos representativos do engajamento e dos fatores que o influenciam. Os resultados apontaram caminhos para intervenções que poderiam ser feitas para o aumento no nível de engajamento dos estudantes.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; LINS RODRIGUES, R.; DA FONSECA DE SOUZA, F.; SANDRO GOMES, A. Análise do engajamento de estudantes com base na Distância Transacional a partir da Mineração de Dados Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67373. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67373. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC