A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher UNISUL
  • Elcio Schuhmacher Depto. Física, FURB
  • Lia Raquel M. Oliveira Instituto de Educação, UMINHO
  • Clara Pereira Coutinho Instituto de Educação, UMINHO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67370

Palavras-chave:

Tecnologia da informação e comunicação, ensino superior, professor formador.

Resumo

A inserção das tecnologias da informação e comunicação – TIC no Ensino Superior vem sendo apontada como uma certeza na prática docente de professores. É pouco, no entanto, o que se sabe sobre como tal inserção vem ocorrendo e como o formador percebe as competências necessárias para seu uso e apropriação no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo relata os resultados da investigação realizada com professores do Ensino Superior da Universidade do Minho – Portugal em que se perscrutou a percepção do professor acerca de suas competências em TIC, motivações e potencialidades que o mobilizam para esta inserção. A pesquisa mista (qualitativa e quantitativo) fez uso da técnica de questionário e da análise categorial para a análise dos registros. Os resultados se estruturam apresentando um professor que acredita na inserção curricular das TIC e em suas potencialidades, mas a introdução em sua prática se faz presente de forma operacional denotando a carência de competências didático- pedagógicas na integração das TIC.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

REJANE NIEDERSBERG SCHUHMACHER, V.; SCHUHMACHER, E.; RAQUEL M. OLIVEIRA, L.; PEREIRA COUTINHO, C. A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE SUAS COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67370. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67370. Acesso em: 7 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC