UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS INTERATIVAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE MARCAÇÃO EM VÍDEOS

Autores

  • Ismênia Mangueira Soares PPGE, UFPB
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Centro de Educação, UFPB
  • Ed Porto Bezerra Departamento de Informática, UFPB
  • Sttiwe Washington F. de Sousa PPGI, UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67367

Palavras-chave:

videoaulas interativas, técnicas de marcação, aprendizagem eletrônica.

Resumo

Este relato de pesquisa trata da produção de vídeos interativos por docentes do ensino superior para acionar as capacidades humanas, num contexto em que a experimentação fez surgir uma ferramenta computacional para a construção de videoaulas interativas. A educação a distância abriga um grande acervo de conteúdos audiovisuais que precisam ser atualizados à luz das tecnologias digitais e da interatividade. Apresenta como resultado uma ferramenta para a construção de aplicações interativas, a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, utilizando um conjunto de técnicas para inserir informações em vídeo, possibilitando a inserção de conteúdo interativo adicional. Como prova de conceito, quatro docentes produziram videoaulas interativas, fazendo uso de trinta e um recursos interativos. As mídias utilizadas foram do tipo imagem, áudio e vídeo. Os testes foram realizados em TV digital interativa, mas é possível o uso noutras plataformas como Internet e dispositivos móveis. Têm como atores o professor, como criador do conteúdo interativo, e o aluno, como usuário do vídeo interativo. Um teste preliminar sobre a utilidade das videoaulas produzidas foi realizado com alunos do ensino superior e do ensino tecnológico. Os achados desta pesquisa podem servir de base para que conteúdos audiovisuais, como videoaulas, possam ser incrementados.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

MANGUEIRA SOARES, I.; GUSMÃO DE GÓES BRENNAND, E.; PORTO BEZERRA, E.; WASHINGTON F. DE SOUSA, S. UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS INTERATIVAS UTILIZANDO TÉCNICAS DE MARCAÇÃO EM VÍDEOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67367. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67367. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais