Práticas de Ensino e Uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado: enfoque nas salas de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67356Palavras-chave:
Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologias Digitais.Resumo
O presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar trabalhos acadêmicos que abordam a questão do uso das TIC como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos. Os dados foram coletados em bases de dados eletrônicas e repositórios digitais de acesso aberto. A análise dos resultados foi efetivada a partir do arranjo e identificação de algumas categorias relacionadas aos recursos utilizados, público atendido, percepções docentes sobre os potenciais e benefícios aos alunos, reações dos discentes frente ao uso desses recursos e os desafios que envolvem a adoção dessas práticas. Os resultados demonstram que apesar dos docentes em AEE terem uma visão positiva em relação aos potenciais desses recursos, as práticas ainda são limitadas devido a várias dificuldades enfrentadas pelos mesmos, como a falta de Internet, de apoio técnico, a carência de equipamentos e de manutenção dos mesmos ou ainda, falta de conhecimentos sobre as tecnologias.Downloads
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Publicado
2016-07-26
Como Citar
SANTOS NUNES CABRAL, M.; BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR, J. Práticas de Ensino e Uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado: enfoque nas salas de recursos multifuncionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67356. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67356. Acesso em: 2 abr. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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