Colaborações em Pesquisas sobre Educação à Distância: uma Análise de Redes Sociais de Autores

Autores

  • Rodrigo Richard Gomes PUC Minas
  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67351

Palavras-chave:

Educação à Distância, Análise de Redes Sociais, MOOCs

Resumo

Muitas pesquisas, inclusive as realizadas na área de Educação à Distância (EaD), são feitas por meio de colaborações entre pesquisadores. Colaborações por meio de co-autoria formam uma rede na qual os nodos representam autores e uma ligação entre eles existe se eles publicaram um trabalho juntos. Tal rede de colaboração é um tipo de rede social estudada e caracterizada pelo método de Análise de Redes Sociais (ARS). O objetivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade mundial de pesquisa em EaD utilizando ARS para identificar os pesquisadores mais centrais e importantes desta área. Uma caracterização da rede de colaborações em nível macro e micro foi realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

RICHARD GOMES, R.; WERNECK BARBOSA, M. Colaborações em Pesquisas sobre Educação à Distância: uma Análise de Redes Sociais de Autores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67351. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador