Mapeamento Sistemático sobre Abordagens de Mensuração de Autorregulação da Aprendizagem

Autores

  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Hugo Vieira Lucena de Souza UFPE
  • Alex Sandro Gomes UPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67338

Palavras-chave:

Autorregulação da Aprendizagem, Mapeamento Sistemático, Sistema de Gestão da Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mapeamento sistemático com a finalidade de identificar as principais abordagens de mensuração de características de autorregulação da aprendizagem em ambientes online. A identificação destas abordagens fornecem subsídios para identificar as principais formas de análises e coletas que estão sendo utilizadas na literatura. Os resultados mostram que ainda é pouca expressiva a quantidade de trabalhos que utilizam dados comportamentais, através de logs, para a mensuração em tempo real. Este parece ser um tema desafiador especialmente considerando o número cada vez maior de cursos a distância, número de alunos e volume de dados gerados em plataformas de aprendizagem online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

LINS RODRIGUES, R.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; VIEIRA LUCENA DE SOUZA, H.; SANDRO GOMES, A.; DA FONSECA DE SOUZA, F. Mapeamento Sistemático sobre Abordagens de Mensuração de Autorregulação da Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67338. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67338. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC