Validação de um instrumento de mensuração de autorregulação da aprendizagem em contexto brasileiro usando análise fatorial confirmatória

Autores

  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Alex Sandro Gomes UFPE
  • José Alexandro Viana Fonseca UPE
  • Fernando da Fonseca de Souza UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67337

Palavras-chave:

Autorregulação da Aprendizagem, OSLQ, Análise Fatorial Confirmatória.

Resumo

A escala de autorregulação da aprendizagem Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ), desenvolvida por (Barnard, Lan e To, et al. 2009), é um instrumento para avaliar as características de autorregulação da aprendizagem de estudantes em cursos na modalidade online. O presente estudo visa investigar a aplicabilidade deste instrumento, verificando se o mesmo é válido para mensurar características de autorregulação da aprendizagem nos moldes da educação a distância no Brasil. Foi realizada uma pesquisa com 408 participantes de cursos na modalidade EAD com idade média de 30 anos (DP=18,23). A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial confirmatória e os resultados indicaram que o modelo de seis fatores mensurado através dos itens do instrumento se ajusta à amostra analisada no Brasil. Considerações acerca da validade interna e da proposta conceitual do instrumento são discutidas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

LINS RODRIGUES, R.; LUIS CAVALCANTI RAMOS, J.; CARLOS SEDRAZ SILVA, J.; SANDRO GOMES, A.; ALEXANDRO VIANA FONSECA, J.; DA FONSECA DE SOUZA, F. Validação de um instrumento de mensuração de autorregulação da aprendizagem em contexto brasileiro usando análise fatorial confirmatória. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67337. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67337. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais