Metodologia Pluralista Racional de Ensino envolvendo Robótica Educacional LEGO® aos avanços conceituais dos Estudantes sobre Calor e Temperatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67336Palavras-chave:
Robótica educacional LEGO®, metodologia pluralista de ensino, orientação racional, calor e temperatura, ensino médio.Resumo
Caracteriza-se a aplicação de uma particular metodologia de ensino aos conceitos de calor e temperatura com parte de atividades experimentais envolvendo a robótica educacional LEGO® em estudantes do nível médio. Para tanto, o estudo empenhou-se em estruturar: uma estratégia pedagógica, no caso, construtivista e baseada num pluralismo metodológico com orientação racional; uma sequência de atividades experimentais, de caráter qualitativo, abrangendo a robótica LEGO® em meio a outras de baixo custo. Como forma de representar alguns típicos avanços conceituais dos aprendizes, uma análise integral dos dados de um estudante é exemplificada. Além da estratégia pedagógica que se contribui como alternativa à situação, espera-se que a presente reunião dos desenvolvimentos demonstrativos se mostre proveitosa econvidativa àqueles que buscam vincular essa robótica em suas aulas acerca dos conceitos físicos então focados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-26
Como Citar
HENRIQUE MOURA DA SILVA, O.; OLIVATTO, W. Metodologia Pluralista Racional de Ensino envolvendo Robótica Educacional LEGO® aos avanços conceituais dos Estudantes sobre Calor e Temperatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67336. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67336. Acesso em: 29 mar. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).