Transposição e contrato didático no ensino de algoritmos

Autores

  • André Gustavo Schaeffer Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67333

Palavras-chave:

transposição didática, contrato didático, estratégias pedagógicas, ensino de algoritmos.

Resumo

o presente artigo aborda alguns aspectos teóricos do ensino de ciências e de matemática que podem contribuir para a atuação do professor como mediador no ensino de lógica da programação e algoritmos. Traz à discussão a necessidade do levantamento de preconcepções em relação ao ensino de estruturas de programação e sugere formas de fazê-lo. Também discute o gerenciamento do contrato didático, seus paradoxos e perturbações, e de que forma isso está presente no ensino da programação, posicionando sugestivamente o professor frente a esses desafios.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

GUSTAVO SCHAEFFER, A. Transposição e contrato didático no ensino de algoritmos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67333. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67333. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC