A ADOÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE CONTORNO

Autores

  • Ana Luisa Mülbert Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Alice T. Cybis Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67324

Palavras-chave:

Livro didático eletrônico. Ebook. EPUB. M-learning. Educação a distância.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do processo de implementação e avaliação de um livro
didático eletrônico (ebook) adaptado para dispositivos móveis, adotado no contexto da educação superior a distância. Na avaliação da iniciativa foram diagnosticadas as motivações e dificuldades vivenciadas pelos estudantes no uso da mídia, a partir das quais identificou-se possíveis estratégias de contorno das dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido alinhado à abordagem de Pesquisa de Desenvolvimento aplicada à área de educação (Design-Based Research), orientada à busca de soluções práticas e inovadoras para problemas educacionais. A experimentação prática desenvolvida alcançou 1.836 estudantes, dos quais 223 responderam ao questionário de avaliação. Os resultados apontam para uma percepção positiva da mídia, mas também para resistências de adoção em certas circunstâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

LUISA MÜLBERT, A.; T. CYBIS PEREIRA, A. A ADOÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ELETRÔNICO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E ESTRATÉGIAS DE CONTORNO. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67324. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67324. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas