POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAFEQ NA RELAÇÃO DA MATEMÁTICA E ARTE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Juliane Carla Berlanda Universidade Federal de Santa Maria
  • Débora da Silva Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61461

Palavras-chave:

matemática e arte, tecnologias, software grafeq.

Resumo

Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CARLA BERLANDA, J.; DA SILVA SOARES, D. POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GRAFEQ NA RELAÇÃO DA MATEMÁTICA E ARTE NO ENSINO MÉDIO. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61461. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61461. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas