Formação de professores de matemática para o uso efetivo de tecnologias em sala de aula

Autores

  • Vandoir Stormowski PUCRS
  • Maria Alice Gravina UFRGS
  • José Valdeni de Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61455

Palavras-chave:

tecnologias digitais, representações dinâmicas, professores de matemática.

Resumo

apesar do desenvolvimento das tecnologias digitais em diversas áreas, estudos apontam que estes recursos ainda são utilizados de forma insuficiente ou precária no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Neste cenário, o artigo apresenta um estudo em andamento com o objetivo de qualificar a apropriação da tecnologia por parte dos professores de matemática. O estudo se fundamenta na teoria da abordagem instrumental (Rabardel) no que se refere ao processo de apropriação de um artefato (software GeoGebra) e na teoria dos registros de representação (Duval) no que diz respeito à articulação do conhecimento matemático através do uso de representações dinâmicas. A partir deste enfoque, são apresentadas estratégias de formação que possam qualificar o processo de apropriação da tecnologia pelos professores de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

STORMOWSKI, V.; ALICE GRAVINA, M.; VALDENI DE LIMA, J. Formação de professores de matemática para o uso efetivo de tecnologias em sala de aula. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61455. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61455. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC