LABTECA: EXPERIÊNCIA LÚDICA EM UMLABORATÓRIO 3D DE QUÍMICA

Autores

  • Joice Lee Otsuka UFSCar
  • Rogério Augusto Bordini UFSCar
  • Delano Medeiros Beder UFSCar
  • Ana Esther Rodrigues de Camargo UFSCar
  • Thales Menato UFSCar
  • Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61454

Palavras-chave:

Jogos Educacionais, Laboratório Virtual, Recursos Educacionais Abertos, Educação à Distância.

Resumo

Este trabalho apresenta LabTecA, um jogo educacional que está sendo desenvolvido com o intuito de proporcionar ao aluno/jogador vivências em um laboratório virtual de Química Analítica em 3D. O projeto visa promover experiências lúdicas de aprendizagem, por meio de um ambiente virtual onde o jogador pode explorar o uso dos objetos do laboratório virtual (equipamentos, vidrarias, reagentes) para realizar experimentos virtuais que são propostos ao longo do jogo. Dessa forma, o jogador tem a oportunidade de vivenciar práticas de laboratório de química, muitas vezes inacessíveis, sobretudo no contexto da Educação a Distância, considerando que grande parte dos estudantes possui dificuldades de acesso às instalações das universidades e mesmo dos polos de apoio presencial. Como resultado de todo processo de design e desenvolvimento de LabTecA, um protótipo da primeira fase do jogo foi desenvolvido e validado por uma professora especialista da área de Química Analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

LEE OTSUKA, J.; AUGUSTO BORDINI, R.; MEDEIROS BEDER, D.; ESTHER RODRIGUES DE CAMARGO, A.; MENATO, T.; TERESA MENDES RIBEIRO BORGES, M. LABTECA: EXPERIÊNCIA LÚDICA EM UMLABORATÓRIO 3D DE QUÍMICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61454. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61454. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Laboratórios digitais