UTILIZANDO A ROBÓTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Paulo Calegari LabTeC/UFSC
  • Tatiana Nilson dos Santos PPGTIC/UFSC
  • Eliane Pozzebon PPGTIC/UFSC
  • Luciana Bolan Frigo PPGTIC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61450

Palavras-chave:

Robótica, Educação, STEM, Lógica de computadores.

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de um dispositivo robótico voltado para o auxílio do processo ensino de lógica de computadores para crianças de 5 (cinco) a 7 (sete) anos. A aprendizagem para estas crianças é proposta de forma lúdica para que elas desenvolvam o raciocínio lógico, mesmo sem saber do que se trata, permitindo-lhes usar a imaginação. A robótica educacional é uma das áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que vem ganhando cada vez mais espaço, pois é uma maneira atrativa para auxiliar no ensino de diversas áreas. Este projeto foi aplicado com crianças do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Araranguá-SC e obtiveram-se resultados positivos, demonstrado pelo alto interesse dos participantes e estímulo no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CALEGARI, P.; NILSON DOS SANTOS, T.; POZZEBON, E.; BOLAN FRIGO, L. UTILIZANDO A ROBÓTICA PARA O ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61450. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61450. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas