Transformice, um game online para o ensino de conceitos de Matemática no Ensino Fundamental - Desafios e Oportunidades

Autores

  • Geiseane Lacerda Rubi UNIRITTER, PGIE – UFRGS, Brasil
  • Lúcia Maria Martins Giraffa PUCRS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61444

Palavras-chave:

ensino de matemática, educação apoiada em tecnologias, jogos online, metodologias de ensino.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta metodológica utilizando o game online Transformice para o ensino de conceitos de Matemática. Para tanto, desenvolveu-se uma sequência didática abordando dois eixos de ensino: “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas”. Em cada eixo foram desenvolvidas atividades de modo a explorar o jogo e as relações entre os ângulos, arcos, Teorema de Pitágoras, entre outros conceitos estudados no Ensino Fundamental. A pesquisa de cunho qualitativo, utilizou para coleta dos dados questionários, entrevista, diário de aula e análise documental (registro das atividades desenvolvidas durante o experimento) os quais foram analisados sob a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi. Os resultados da investigação demonstraram que as expectativas relacionadas ao uso de um game online, devidamente contextualizado por uma proposta pedagógica, auxilia os alunos a estudar conceitos de Matemática causando um duplo e benéfico efeito: entender a aplicação do conteúdo estudado na solução dos problemas do cotidiano, além de auxiliá-los a melhorar seu desempenho como jogadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

LACERDA RUBI, G.; MARIA MARTINS GIRAFFA, L. Transformice, um game online para o ensino de conceitos de Matemática no Ensino Fundamental - Desafios e Oportunidades. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61444. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61444. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC