Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais

Autores

  • Mychelline Souto Henrique UFPE
  • Carla Taciana Lima Lourenço Silva UFPE
  • Danielle Rousy Dias da Silva UFPB
  • Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tede UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61434

Palavras-chave:

softwares educacionais, teorias da aprendizagem, requisitos, diversas formas de avaliar software educacional, revisão sistemática da literatura

Resumo

Os Softwares Educacionais (SEs) necessitam de um conjunto de funcionalidades para atender aos aspectos pedagógicos. Atualmente parece não existir um processo de desenvolvimento para SE que se preocupe em elicitar essas funcionalidades e a sua identificação pode ficar comprometida. As teorias de aprendizagem explicam como ocorre o processo de aprendizagem e, portanto, devem ser usadas explicitamente no desenvolvimento dos SEs. No entanto, a comunidade de Informática na Educação carece de evidências sobre o uso de teorias de aprendizagem em SE. Portanto, o principal objetivo deste trabalho é investigar quais as teorias de aprendizagem consideradas no desenvolvimento dos SEs. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que seguiu um protocolo pré-definido para identificar os estudos primários relevantes. Como resultado, apenas 27,9% (48 artigos) da amostra analisada (172 artigos) utilizaram teorias de aprendizagem. A teoria de Piaget (construtivismo) é a mais referenciada (20 citações) pelos trabalhos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

SOUTO HENRIQUE, M.; TACIANA LIMA LOURENÇO SILVA, C.; ROUSY DIAS DA SILVA, D.; CABRAL DE AZEVEDO RESTELLI TEDE, P. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61434. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61434. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC